UESC é destaque no Ranking Universitário Mundial (WUR) do Times Higher Education (THE)

Palavras-chave:

Em um ano de muitas conquistas, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) volta a ser destaque no Ranking Universitário Mundial (World University Ranking - WUR), publicado pelo Times Higher Education (THE). A edição para 2022 do WUR inclui, ao todo, 1.662 universidades em 99 países e territórios, o que o torna, segundo o próprio THE, o maior e mais diversificado ranking de universidades até hoje.

A tabela é baseada em 13 indicadores ajustados de modo que possam avaliar o desempenho de uma instituição em quatro áreas: ensino, pesquisa, extensão e perspectiva internacional. Levando em consideração a perspectiva de estudantes, professores, governos e especialistas do setor em todo o mundo, a lista classificatória deste ano revela como a pandemia da Covid-19 começou a mudar o desempenho global do Ensino Superior.

Em âmbito global, a UESC avançou 38 posições em relação ao WUR 2021, publicado no ano passado, e aparece à frente de universidades do leste europeu, da África, da América Latina e da Ásia. Sobretudo, é preciso considerar o avanço desde a perspectiva do incremento de participantes: 135 a mais que na edição anterior. Ou seja, houve, de fato, um salto quantitativo e qualitativo por parte da Universidade Estadual de Santa Cruz.

No Brasil, o desempenho também é significativo. No WUR 2021, a UESC ficou no 40º lugar em relação às suas compatriotas. Já no WUR 2022, mesmo considerando o total de 59 participantes – sete a mais que no WUR 2021 –, a UESC subiu oito (8) posições, ficando no 32º lugar.

No Nordeste, a UESC saiu do 9º lugar em 2021 para o 7º lugar em 2022. Foram 14 participantes, um a mais que em 2021. Na região, a UESC ficou atrás apenas das universidades de Fortaleza (UNIFOR), Federal de Sergipe (UFS), Federal da Bahia (UFBA) Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federal do Ceará (UFC) e Federal de Pernambuco (UFPE). Excetuando a UNIFOR, todas são instituições federais. Por outro lado, a UESC ultrapassou a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade de Pernambuco (UPE). Na Bahia, em resultado semelhante ao ano de 2021, a UESC é uma das duas únicas participantes.

Para o reitor da UESC, o professor Alessandro Fernandes de Santana, a notícia foi recebida com serenidade e alegria, pois a participação representa uma oportunidade de obter um histórico da evolução da universidade, é importante entender o ranking como uma ocasião na qual se pode identificar os pontos fortes, bem como os fracos, de modo a melhorar e aperfeiçoar o desempenho. O reitor destacou, ainda, “que o bom desempenho da UESC é fruto do trabalho de toda a comunidade acadêmica, ressaltando que a avaliação que mais interessa a UESC é o reconhecimento que possui pela sociedade baiana”.
Por sua vez, a professora/doutora Ticiana Grecco Zanon Moura, coordenadora Assessoria de Relações Internacionais (ARINT), comemora o resultado e ressalta que “a participação nesse ranking, para além de reconhecer aquilo que a universidade pode realizar com os seus recursos financeiros e humanos, indica que a instituição cumpriu com os requisitos mínimos para a participação”.

Notícias Relacionadas