UNEB aborda Educação Básica baiana durante a pandemia em ciclo de debates

Como parte do ciclo de debates promovido pelo Campos XI, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Serrinha, aconteceu, nesta quinta-feira (16), a live "A Educação Básica baiana na pandemia: realidade, contradições e perspectivas". O encontro contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-BA), Paulo Gabriel Nacif; e a coordenadora da APLB Sindicado, Marilene Betros.

"Este momento de pandemia evidenciou ainda mais o modelo de desenvolvimento excludente do Brasil. Por causa da desigualdade, precisamos não medir esforços para garantir o vale-alimentação a mais de 700 mil estudantes. Também ficou claro que as escolas não estavam prontas para a ampla utilização das tecnologias, seja no acesso da comunidade escolar ou seja na formação dada aos professores, o que acaba resultando em um certo receio por parte dos profissionais da Educação. Por isso, mantemos um diálogo com universidades, institutos, sindicatos e estudantes para encontramos um equilíbrio nestas ações. Mesmo sendo uma realidade que o mundo não estava preparado, não se deve usar a pandemia como forma de aumentar o poço da desigualdade", destacou  o secretário Jerônimo Rodrigues.

Ainda sobre o momento de pandemia, o secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre o trabalho desenvolvido pela SEC para manter o aprendizado remoto e a criação de estratégias para o retorno às aulas. "Mantemos ferramentas com conteúdos para as Plataforma Anísio Teixeira, com vídeoaulas e avaliações, que incluem também a preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio); cursos on-line de formação de professores com o Instituto Anísio Teixeira (IAT); e cursos on-line da Educação Profissional, além da restauração das escolas com pias e lavabos; do planejamento para a distribuição de máscaras e de álcool em gel; do aumento do repasse de recursos para as escolas; e do plano pedagógico que está sendo desenvolvido em regime de colaboração com os segmentos da Educação e prefeituras", disse.

O presidente do CEE-BA, Paulo Gabriel, falou da importância da participação da família. "A gestão democrática na escola não é só a realização de eleições, mas trazer as famílias para as decisões daquilo que ocorre na escola. Estamos em uma situação em que o currículo devesse preparar os estudantes para entender este momento. Fica claro que passa a ser um direito de todo estudante a utilização das tecnologias na sua formação e a isso, esclareço, não quero dizer por educação à distância", afirmou.

Para a coordenadora estadual da APLB,  Marilene Betros, as ações devem estar sempre direcionadas à preservação da vida. "A ação do Governo do Estado está sendo exemplar para o combate ao Coronavírus, principalmente com a busca do regime de colaboração com os prefeitos. Demos um total apoio à suspensão das aulas presenciais porque há muito contato entre os estudantes e isolamento social é a ação mais correta. Quando pensarmos no retorno às aulas, temos que colocar a vida em primeiro lugar, com ações coordenadas e colaborativas", disse.