Videoconferência discute arte e cultura nas escolas da rede estadual Bahia

“Bahia: as distintas expressões do seu patrimônio artístico e cultural”. Este foi o tema da videoconferência realizada nesta quinta-feira (20/03), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, em Salvador, com transmissão para as 31 telessalas distribuídas nas Diretorias Regionais de Educação (Direc). O evento, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, teve como objetivo revisitar a história patrimonial e cultural do Estado por meio das diversas linguagens artísticas, e contribuir para a difusão destes conhecimentos nos contextos escolares.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Integrada ao projeto “A Arte de Contar História(s)”, a videoconferência está articulada a outras ações da Secretaria, visando à promoção de encontros formativos para o aperfeiçoamento dos projetos Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove). “Começamos aqui, e vamos dar continuidade a uma articulação para um ano inteiro de projetos comprometidos em desenvolver a arte na educação básica”, afirmou a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre.

O evento contou com a participação do poeta, escritor e blogueiro Carlos Fontoura, do Maestro Fred Dantas e do professor de literatura da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Marielson Carvalho, que discutiram a importância do fazer e do saber artístico na educação. “Esse debate é fundamental porque, inevitavelmente, a arte traz um caráter subversivo para a escola. Digo isto no sentido positivo, porque ela tem o poder de tirar o conhecimento das amarras da disciplina. A escola deve ser o espaço para a diversidade artística”, observou Carlos Fontoura.

“Se a educação formal é enriquecida pela arte, aprender deixa de ser uma obrigação. Nesse momento, nós só podemos elogiar o fato dessas produções existirem. Elas ganham valor por serem produções estudantis”, declarou o maestro Fred Dantas sobre obras produzidas pelos estudantes, estimulados pelo Face, TAL, AVE, EPA e Prove.

No auditório do IAT e nas telessalas das Diretorias Regionais de Educação, diretores, coordenadores e professores acompanharam a discussão.

Dorival Caymmi – Durante a videoconferência, o grande homenageado foi o cantor e compositor baiano Dorival Caymmi. “No ano do seu centenário, o artista recebeu as honras da Secretaria da Educação por trazer em sua poética e musicalidade um retrato da Bahia de todos os santos, magias, mares, marés e encantos”, disse Nide Nobre. Caymmi foi interpretado pela cantora Illy Gouveia , e a sua contribuição para a cultura baiana foi discutida pelo professor Marielson Carvalho.