XVI Fórum da Undime destaca a importância de parcerias para melhorar a educação

Foto: Claudionor Jr - Ascom/Educação

Com o objetivo de debater os Planos Municipais de Educação (PME) e outras políticas públicas voltadas para a melhoria da educação, o XVI Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) teve início nesta quinta-feira (16/04), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo (CAB). O evento, que segue até sexta-feira (17/04), contou, na sua abertura, com as presenças do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, do diretor de Cooperação e Planos de Educação da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC), Geraldo Grossi, da presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Gilvânia Nascimento, entre outras autoridades.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Na ocasião, o secretário Osvaldo Barreto destacou a importância do trabalho conjunto das diversas entidades representadas no fórum. “O programa Educar para Transformar, lançado pelo Governo do Estado, é a concretização de iniciativas que, por meio da união de forças, fortalecem a educação pública no Estado. Esse é o momento de reformularmos as políticas públicas educacionais, contando com a responsabilidade e o trabalho de todos, incluindo entidades, professores, famílias, estudantes e municípios”, destacou.

Entenda o Educar para Transformar

Nos dois dias de fórum, secretários e dirigentes municipais de educação irão eleger os novos membros da Undime-BA e assistirão a palestras com temas como Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério e o Programa Mais Educação. “O nosso principal foco é repensar a entidade (Undime), fazer a eleição do seu corpo diretivo, avaliar os trabalhos desenvolvidos e debater políticas públicas que foquem na melhoria da qualidade da educação”, resumiu a presidente da Undime-BA, Gelcivânia Mota.

Os fóruns estaduais vêm acontecendo em 26 estados desde março, e é uma preparação para o Fórum Nacional, previsto para acontecer no mês de maio. Durante o Fórum Nacional, serão eleitos o presidente, o vice-presidente e os demais membros da diretoria que representarão a instituição nos próximos dois anos.