Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › 187 Filarmônicas da Bahia ganharão portal digital e sede para a Federação
187 Filarmônicas da Bahia ganharão portal digital e sede para a Federação
Distribuídas em 170 municípios, as bandas filarmônicas do estado reúnem 8.000 músicos em suas atividades. Os dados, mapeados em pesquisa da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entre 2007 e 2009, irão se refletir em um portal desenvolvido com patrocínio da Caixa Econômica Federal. O Portal das Filarmônicas será lançado nesta quinta-deira (3), às 14h, quando, também, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e a Funceb entregarão um imóvel na Ladeira do Carmo, 10, Pelourinho, preparado para ser a Central das Filarmônicas, sede da Federação das Filarmônicas do Estado da Bahia (Febaf).
A plataforma digital abrigará 187 sites, um para cada banda cadastrada no Programa de Apoio às Filarmônicas. E-mails institucionais, cadastro em redes sociais, fórum de discussão, agenda cultural e banco de dados, imagens e vídeos. Com tudo isso, pretende-se que a plataforma se transforme em um repositório para salvaguardar a memória e bens patrimonializáveis como partituras e documentos históricos, que contem a trajetória dessa manifestação da cultura, que há mais de 150 anos atua nas cidades baianas.
Após o lançamento o Portal avança para a etapa de cadastramento de novas bandas, com criação de seus perfis e alimentação da ferramenta. A proposta é oferecer os serviços gratuitamente para que as bandas passem a se inteirar do universo digital e busquem criar novas estratégias de articulação, divulgação e difusão de suas atividades e ações.
A proposta da Coordenação de Música da Diretoria das Artes (Dirart) da Funceb é criar um Comitê Gestor que auxilie na produção de conteúdos e na inserção das filarmônicas no universo digital, e para isso parcerias vem sendo articuladas com a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, com o Ipac e sua Diretoria de Patrimônio, com a Fundação Pedro Calmon e seu Centro de Memória e também com a sociedade civil, a exemplo do Coletivo Casa de Taipa e seu projeto SAC – Serviço de Atendimento a Cultura, que com o apoio do Fundo de Cultura programou 1.500 horas de consultoria às filarmônicas.
“No site cada banda terá sua página virtual e poderá se apropriar dessa ferramenta para contar sua história, divulgar suas apresentações, interagir com as outras filarmônicas. Esta ação é extremamente importante para preservar a memória dessa manifestação sesquicentenária que está presente em inúmeras cidades do interior do estado”, considera Fernanda Tourinho, diretora da Funceb.
O evento que reunirá essas duas importantes ações começa às 14 horas, do Auditório do Liceu/Funceb, com concentração na sede da própria Fundação, à Rua Saldanha da Gama, no Pelourinho. De lá um cortejo musical atravessará festivamente o Centro Histórico até chegar à Ladeira do Carmo, número 10, para a entrega das chaves do imóvel à Febaf – Federação das Bandas Filarmônicas do Estado da Bahia.
Sede para a Febaf
A casa a ser cedida como permissão de uso faz parte do programa Ocupação artística de espaços públicos, um convênio estabelecido entre o Ipac e a Funceb, entidades vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e cujo objetivo é promover ocupações de imóveis localizados no Centro Histórico de Salvador em consonância com o estímulo e o desenvolvimento das artes e da cultura.
A intenção da Funceb é promover o fortalecimento da Febaf enquanto órgão capaz de aglutinar as filarmônicas do estado da Bahia, para atendimento das demandas das bandas e seus integrantes, bem como para criar ações e programação de atividades que auxiliem na institucionalização, organização, desenvolvimento e reconhecimento da manifestação. A entrega do imóvel está em consonância com os marcos legais da cultura na Bahia, a exemplo da Lei Orgânica da Cultura e do Plano Setorial da Música, especificamente.
"A parceria entre Funceb e Ipac para otimizar imóveis estaduais no Pelourinho atende a importantes programas para as linguagens artísticas da Bahia”, considera João Carlos de Oliveira, diretor geral do Ipac, que reformou os prédios, dotando-os de infra-estrutura elétrica e hidrossanitária completa, assim como, restaurou portas, janelas e pintura internas e externas.
Fonte: Funceb
Notícias Relacionadas
-
Estado investe mais de R$ 1,8 bilhão em colégios estaduais e reduz 50% da evasão dos estudantes na Bahia
-
Grafite ganha destaque no encontro da rede estadual da Educação, em Salvador
-
Projetos nas áreas de cosmética, saúde e construção são apresentados durante o Encontro Estudantil, em Salvador
-
Projetos de arte e cultura desenvolvidos por estudantes ocupam a Arena Fonte Nova
-
Professores interagem e compartilham experiências no Espaço Educar
-
Seleção Interna de Educadores - Divulgada resposta aos recursos da etapa da entrevista
-
IAT leva oficinas, jogos e atividades interativas para Encontro Estudantil