Grafite ganha destaque no encontro da rede estadual da Educação, em Salvador

Palavras-chave:
Foto: Tita Moura
Cores, traços e expressões artísticas tomam forma por meio da Arte de Rua (Grafite) e do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), no segundo dia do Encontro Estudantil 2024, que acontece na Arena Fonte Nova, em Salvador. Nesta quarta-feira (18), a programação coloca em evidência a criatividade e o olhar sensível dos estudantes da rede estadual de ensino.
 
O projeto Arte de Rua, com foco no grafite, transforma paredes e espaços da Arena em verdadeiras galerias a céu aberto. As intervenções artísticas, feitas ao vivo, revelam o talento e a visão crítica dos jovens sobre questões sociais, culturais e ambientais. Paralelamente, o AVE exibe trabalhos em artes visuais, como desenhos, pinturas e esculturas, que exploram diferentes linguagens e técnicas para expressar temas atuais e subjetivos.
 
O artista plástico Marcos Costa, mais conhecido como ‘Spray Cabuloso’ trouxe sua assinatura urbana de arte de rua para o Encontro Estudantil, em uma ‘live paint’, criando uma pintura ao vivo em uma interação com os estudantes da rede estadual. “Sou cria da escola pública e parceiro de diversas unidades escolares. Essas manifestações artísticas, como o grafite, são importantes para a formação desses meninos e meninas. Hoje estou compartilhando meu conhecimento com essa juventude ávida por conhecimento, por oportunidades. Estamos aqui nessa troca de conhecimento”.
 
Com a participação de 1.127 estudantes e mais de 200 projetos artísticos, essas iniciativas têm um papel fundamental na valorização da expressão artística no ambiente escolar. Elas incentivam a criatividade e a liberdade de produção dos jovens, além de consolidar a arte como ferramenta de formação integral e promoção das políticas culturais na rede estadual.
 
A professora de Língua Inglesa, do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, localizado no município de Santa Bárbara, também participou da live paint. “Esse momento é muito importante porque a arte liberta e transforma. Essa montagem feita a várias mãos com os estudantes,  por exemplo, irá ficar marcada na história de vida deles. Fica um pedaço da gente aqui, neste espaço, onde acontece o Encontro Estudantil”.
 
A estudante Mariane Lima, ao lado da professora Charlene, trouxe para o Encontro a sua combucha de chá de Camélia Sinensis, conhecida como o chá da imortalidade. Ela também participou da live e mandou a mensagem: “Estou feliz por deixar meu nome gravado na história desse evento inesquecível”. 
 
O Encontro Estudantil segue até esta quinta-feira (19), reunindo cerca de 5 mil participantes. A programação reforça o protagonismo estudantil e o intercâmbio de saberes, ao dar visibilidade às produções artísticas e culturais desenvolvidas em toda a Bahia, com destaque para a arte urbana e o impacto visual das criações estudantis.

Notícias Relacionadas