Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › 4º Encontro Estudantil da rede estadual reúne experiências criativas na Itaipava Arena Fonte Nova
4º Encontro Estudantil da rede estadual reúne experiências criativas na Itaipava Arena Fonte Nova
Publicado em ter, 17/11/2015 - 12:02 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Mais de 20 mil estudantes da rede estadual de ensino deverão participar do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, de 02 a 04 de dezembro, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador. Vindos de todas as regiões do Estado, os alunos irão expor produções científicas, artísticas, esportivas e culturais desenvolvidas durante o ano letivo nas escolas. A abertura oficial será realizada no dia 02, às 8h30, com a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.
O evento é gratuito e aberto à participação das famílias e do público em geral. Mais do que prestigiar a arte, o esporte, a inovação e as tecnologias sociais produzidas pelos estudantes, o público também pode participar diretamente das experiências, como o Simulador de Vôo (ver a ciência dentro de uma cabine de avião), a Caixa Preta (instalação artístico-científica que gira em torno da luz e escuridão) e, ainda, acompanhar apresentações de corais e fanfarras escolares.
O Encontro revela as experiências criativas estudantis e reflete as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado da Bahia, a partir do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que contribuem para uma escola mais dinâmica, marcando um novo ciclo da educação na rede estadual. Durante estes três dias, o principal palco do futebol da Bahia abre espaço para a música, as artes visuais, a literatura, o cinema, o patrimônio, os esportes, a dança, as ciências, a matemática, a educação profissional, educação de jovens e adultos, entre muitas outras ações formativas e educativas, por meio de projetos estruturantes desenvolvidos nos contextos escolares. Confira a programação completa clicando aqui.
Os estudantes criadores dos distintos projetos artísticos que participarão dos cursos preparatórios, acompanhados de professores e coordenadores, começam a chegar à capital baiana no dia 27/11, quando iniciam a participação em diversas oficinas como literatura, canto e expressão corporal.
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Projetos – As criações estudantis desenvolvidas nas escolas serão apresentadas durante o 4º Encontro Estudantil, nas finais do 8º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), 8ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), 7º Sarau do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), 4ª Mostra das Aventuras Patrimoniais (EPA), 3ª Mostra de Vídeos Estudantis (Prove), 2ª Mostra de Dança Estudantil (Dance) e 2ª Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante). O Encontro Estudantil ainda contempla os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), a Feira de Ciência e de Matemática, Encontro e Feira de Tecnologias Sociais da Educação Profissional, Encontro de Líderes de Classe, além de experiências desenvolvidas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, pela Rede Anísio Teixeira e o Programa Todos pela Alfabetização (Topa).
“Este grande Encontro consolida as políticas culturais com a juventude estudantil, possibilitando a integração destes projetos científicos, artísticos, esportivos e culturais expressos no Educar para Transformar, programa do Governo da Bahia que envolve diversos projetos estruturantes para a garantia das distintas formas de aprendizagem”, afirma o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, que fala sobre as oportunidades que estes jovens têm neste espaço. “Eles saem da sala de aula para mostrar todos os seus potenciais para toda a comunidade estudantil e sociedade, difundindo, para a vida cultural, esse conhecimento adquirido nas escolas”.
Com os processos formativos e educativos realizados nestes projetos estruturantes, os estudantes conseguem se apropriar do conhecimento histórico, artístico, científico, esportivo e cultural, como foi o caso da estudante Jéssica Alexandre da Cruz, 17 anos, do Colégio Estadual Marechal Castelo Branco, município de Ibotirama, finalista do Face, em 2014. “O Face nos incentiva não só a cantar e a compor, mas a permanecer na escola. Comecei a compor aos 14 anos por influência dos professores e dos colegas. Todos falavam que eu devia compor uma canção para participar do Face que é uma experiência maravilhosa”, comenta.
Notícias Relacionadas
-
Sarau do projeto TAL movimenta Encontro Estudantil com apresentações de diferentes produções textuais
-
Estado investe mais de R$ 1,8 bilhão em colégios estaduais e reduz 50% da evasão dos estudantes na Bahia
-
Grafite ganha destaque no encontro da rede estadual da Educação, em Salvador
-
Projetos nas áreas de cosmética, saúde e construção são apresentados durante o Encontro Estudantil, em Salvador
-
Projetos de arte e cultura desenvolvidos por estudantes ocupam a Arena Fonte Nova
-
Professores interagem e compartilham experiências no Espaço Educar
-
Seleção Interna de Educadores - Divulgada resposta aos recursos da etapa da entrevista