Centros Juvenis de Ciência e Cultura ofertam cursos e oficinas em diversas áreas do conhecimento

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) têm sido um ponto de encontro dos estudantes que, no turno oposto aos quais estão matriculados, participam de cursos e oficinas oferecidos. Os centros ampliam a jornada escolar, diversificam o currículo dos estudantes e ampliam o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas com as atividades voltadas à arte, cultura, inovação e ciência.

O Estado conta com cinco unidades do CJCC, localizadas em Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras e Senhor do Bonfim. Outras quatro estão sendo implantadas nas cidades de Feira de Santana, Jequié, Irecê e Serrinha. A proposta é que os CJCC cheguem em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Em janeiro de 2019, os CJCC de Salvcador e Vitória da Conquista vão ofertar cursos ministrados por estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), uma das mais conceituadas universidades do mundo, em parceria com alunos da Universidade de São Paulo (USP), Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Ao todo, os CJCC ofertam 75 cursos e oficinas, com 8.105 estudantes matriculados e envolveu 7.269 pessoas em atividades entre 2015 e 2018. Só em Salvador são oferecidos 25 cursos e oficinas, como Robótica, Piloto Virtual, Ecociência, Biotec, Games, Garagem de APPs, Música e Jogos Teatrais. Uma das oficinas mais procuradas é a de Robótica, que tem feito os alunos se destacarem em algumas competições.

A conquista mais recente dos estudantes da oficina de Robótica foi o "Prêmio Dedicação", na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em setembro, na Arena Fonte Nova. Alunos da rede estadual da capital e do interior participaram com 12 equipes montadas nos CJCC de Salvador, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista, com 42 estudantes no total. “Nosso robô foi composto de palito de picolé, para que a carenagem fosse bem leve e usamos também cola branca. A programação foi toda realizada durante a nossa participação na última edição da Campus Party”, destacou o estudante Iago Oliveira Medeiros, que desenvolveu o protótipo ao lado do seus colegas Jaime Santos Neto, Ramon Silva Nascimento e Victor Vinicius Muniz Silva.

Em 2018, os estudantes do CJCC de Salvador também foram selecionados para participar da etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League, um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com Ciência e Tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida. Estudante da oficina de Robótica, Ítalo Gabriel, 15 anos, que estuda no Colégio Estadual da Bahia (Central), falou sobre a atividade: “Sempre tive interesse por eletrônica e participar da oficina de Robótica é uma oportunidade de aprender muito sobre o assunto”.

Outro curso com bastante procura é o de Piloto Virtual, através do qual os estudantes aprendem os primeiros conceitos de voo e aprimoram a aprendizagem de disciplinas como Física, Matemática, História, Geografia e Inglês. As aulas são ministradas em uma cabine real de aeronave da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), instalada no pátio do Colégio Estadual da Bahia (Central), no Centro de Salvador. Participar da oficina mudou a vida do estudante Gabriel Sampaio, 20, que acabou sendo aprovado em uma seleção para coordenador de voo em uma empresa baiana de aviação. “A oficina foi, para mim, a abertura de uma porta para o universo da aviação, pelo qual me apaixonei. Graças à oportunidade desse curso, tive a chance de ser selecionado para coordenador de voo em uma empresa de táxi aéreo, onde tenho a missão de fazer o gerenciamento das operações”, comentou.

Já em parceria com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, oito estudantes do CJCC Salvador recebem da instituição bolsas de Iniciação Científica Júnior para participar de pesquisas de pós-graduação em andamento. Além disso, as experiências desenvolvidas nos Centros Juvenis estão alcançando projeção nacional e internacional. Neste ano, 13 experiências desenvolvidas nos CJCC de Itabuna, Barreiras, Vitória da Conquista e Senhor do Bonfim foram apresentadas na Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC), em Curitiba.

O projeto “A Aprendizagem Criativa na Rede dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) da Bahia” foi selecionado para o “Desafio Aprendizagem Criativos Brasil 2018”, uma iniciativa da Fundação Lemann, em parceria com a MIT Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. A ação visa fomentar a implementação de soluções inovadoras que ajudem a tornar a Educação mais colaborativa e prazerosa, além de apoiar agentes no avanço de práticas de Aprendizagem Criativa.

Como resultado, o projeto levou à realização de três oficinas de Robótica, Programação e Reinvenção das coisas, envolvendo 800 estudantes, e a formação de 20 professores dos CJCC sobre Aprendizagem Criativa. A premiação também levou dois educadores do CJCC a participarem do MIT Media Lab, em Boston, para conhecer escolas com experiências na aprendizagem criativa, preparando-os para a implementação do projeto na Bahia.