Começa a montagem do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual na Arena Fonte Nova

Faltando dois dias para o início do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino, que será realizado de quarta (02) a sexta (04), a Arena Fonte Nova vai se transformando no palco para este que é o maior evento estudantil entre as redes estudais do Nordeste do País. Com estandes, espaços personalizados e palcos, o encontro irá reunir mais de quatro mil estudantes expositores, ocupando todos os anéis/níveis do estádio. Os alunos, da capital e interior, irão apresentar suas criações artísticas, científicas, esportivas e culturais, desenvolvidas durante o ano nas escolas estaduais. A iniciativa faz parte do programa Educar para Transformar que visa à melhoria da educação pública na Bahia.
 
Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
Quem está trabalhando na montagem da estrutura se entusiasma com a dimensão do evento, como é o caso de Aguinaldo Cerqueira, que atua na montagem dos estantes. “Fico muito feliz de ver um encontro que incentiva o estudante a desenvolver sua aprendizagem. Apesar de não ter filhos, sei da importância dos jovens terem uma ocupação, principalmente na educação”, afirma.
 
Já Zenaide Nádia, responsável pela limpeza do local, tem um filho no Colégio Estadual Dona Leonor Calmon, em Fazenda Grande II. Ela diz que está surpresa com a estrutura e encantada em poder partilhar esta experiência com o filho. “Para ser sincera, não conhecia este evento, mas com certeza vou dar uma passada por aqui com o meu filho durante os três dias de realização. Estou curiosa para ver tudo funcionando”, relata.
 
O 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual é gratuito e aberto à participação das famílias e do público em geral. Além de poder conhecer e prestigiar a arte, a inovação e as tecnologias sociais produzidas pelos estudantes, os visitantes também podem participar diretamente das experiências, como o Simulador de Voo (ver a ciência dentro de uma cabine de avião), a Caixa Preta (instalação artístico-científica que gira em torno da luz e da escuridão) e, ainda, acompanhar apresentações de corais, fanfarras escolares e shows de esporte e música.
 
Projetos – As criações estudantis desenvolvidas nas escolas serão apresentadas durante o 4º Encontro Estudantil, nas finais do 8º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), 8ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), 7º Sarau do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), 4ª Mostra das Aventuras Patrimoniais (EPA), 3ª Mostra de Vídeos Estudantis (Prove), 2ª Mostra de Dança Estudantil (Dance) e 2ª Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante). O Encontro Estudantil ainda contempla os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), a Feira de Ciência e de Matemática, Encontro e Feira de Tecnologias Sociais da Educação Profissional, além de experiências desenvolvidas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, pela Rede Anísio Teixeira e o Programa Todos pela Alfabetização (Topa).

Notícias Relacionadas