Estudantes participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Palavras-chave:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foi aberta oficialmente, nesta quarta-feira (19), a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) - Ciência Alimentando o Brasil. Os estudantes da rede estadual de ensino participam do evento visitando estandes onde são apresentadas experiências científicas desenvolvidas em todo o Estado. Nesta quinta-feira (20), às 14h30, o secretário da Educação, Walter Pinheiro, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilberto Kassab, participam do evento, que está acontecendo nas instalações do Senai Cimatec, na capital baiana. No local, eles visitarão o estande da Secretaria da Educação do Estado, onde estão sendo apresentados projetos desenvolvidos pelos estudantes da rede estadual de ensino.
 
Veja também:  
 
A gama de atrações da Semana é bastante variada. Os visitantes poderão conferir estandes, o Maker Space - local em que haverá exposição de equipamentos de laboratório e de prototipagem -, uma Praça da Ciência, com brinquedos lúdico-científicos, montada, especialmente, para a SNCT. Na programação, consta, ainda, a visita guiadas aos laboratórios ultramodernos do Senai Cimatec. Dentre os expositores, estão universidades, multinacionais, empresas dos ramos alimentício e tecnológico e órgãos governamentais, a exemplo da Universidade do Estado da Bahia, Centro Universitário Jorge Amado, faculdades Área 1 e Ruy Barbosa, Chocolate de Origem. 
 
Entidades como a Marinha, Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Batalhão de Operações Especiais da Bahia (Bope) prometem ofertar uma experiência diferenciada aos visitantes. A Marinha vai mostrar a manobra de um navio de guerra, por meio do simulador de navegação SIM CIAGA. Já o DPT, vai montar uma cena de crime e permitir que o público lide com dispositivos ligados à análise de DNA e impressões digitais, a exemplo das luzes forenses, muito vistas em séries policiais. O Bope, por sua vez, vai exibir o veículo utilizado pela Companhia Antibomba, além de robôs antibomba e máquinas de Raio X portáteis.
 
Ciclo de Palestras
Uma atração à parte é o Ciclo de Palestras, que reúne oito painéis, e é fruto de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA). O grupo de painelistas, 30 ao todo, é bem diverso e acumula grande experiência e importantes feitos nas respectivas áreas de atuação. As temáticas do Ciclo de Palestras: A sua empresa é uma start up?; Embalagens Criativas; Alimentos inovadores; Como vender comida na internet; Energia renovável para o seu negócio; Agroindústria e agricultura familiar; Economia Colaborativa e, por fim, Quem Inova tem Financiamento.
 
Quem quiser participar deve se inscrever através do endereço eletrônico http://www.secti.ba.gov.br/snct/site/palestras. Nos dias de Ciclo (quarta e quinta-feiras - 19 e 20 de outubro), também será possível se registrar e participar das palestras. 
 
Visita guiada
As visitas guiadas são muito disputadas entre o público participante da Semana e contam com seis roteiros diferentes, que perpassam por equipamentos como o Supercomputador, o FlatFish, Fabrica Modelo e laboratórios de Manufatura Avançada e Tecnologia e de Alimentos. 
 
Cada roteiro envolve um tempo médio de 40 minutos e podem ser feitos durante todo o período da SNCT, pela manhã, às 9h30 e 10h30 e à tarde, às 14h30, 15h30 e 17h. Para participar das visitas guiadas é necessário o cadastro online
 
Praça da Ciência 
A Praça da Ciência montada, exclusivamente, para a Semana aglutina parte do conjunto de brinquedos instalados em 22 unidades já entregues, pela Secti, a diversos municípios baianos. O equipamento é integrado por oito brinquedos lúdico-científicos: conchas acústicas; bicicletas geradoras; harpas de tubo; alavancas; cadeiras e basquete giratórios e balanços de comprimentos diferentes. Naturalmente, a Praça é destinada a professores, estudantes e, até mesmo,a líderes comunitários e possibilita o aprendizado de noções de ciência e física. 
 
Maker Space
Este espaço, dentro da Semana, vai contar com programação própria e reunir dispositivos de prototipagem e laboratórios, manipulados por por profissionais que compõem os núcleos tecnológicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba); da Rede +; do Grupo Devry Jr.; da Oficina do Fazer da Universidade Federal da Bahia; Uneb, Universidade Salvador (Unifacs), Sesi e Senai Cimatec. 
 
O Maker Space é o ambiente da feira que enaltece a cultura do 'faça você mesmo' e da colaboração, através da exposição de uma infinidade de instrumentos e da realização de capacitações. 
 
Apoio e realização
No âmbito da Secti, a organização da Semana está a cargo da Coordenação de Articulação Institucional. Mesmo com a maior parte das atividades relacionadas à SNCT 2016 ficar concentrada em Salvador, diversas ações serão realizadas em municípios espalhados pelo território baiano.
 
Neste ano, o evento conta com o apoio da Braskem; Grupo Neoenergia (Coelba); Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás); Banco do Nordeste; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); MCTIC; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; além das secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e Educação (SEC).
 
Fonte: com informações da Secti

Notícias Relacionadas