Mutirões facilitam ingresso de candidatos ao Primeiro Emprego

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O objetivo do programa é inserir egressos e estudantes da Educação Profissional no mercado de trabalho (Fotos: Camila Souza/GOVBA)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mais uma chance de conquistar um espaço no mercado de trabalho para profissionais de nível técnico de Salvador, Itaparica, Lauro de Freitas e Vera Cruz. Nesta quarta-feira (28), o Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, no bairro de Mussurunga, recebeu um mutirão do Programa Primeiro Emprego para agilizar a contratação de egressos da rede estadual de educação profissional. Nesta sexta (2), o mutirão está no Colégio Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, das 7h às 14h.  
 
Até a manhã desta sexta-feira, cerca de 2.300 pessoas já tinham sido atendidas nos mutirões, sendo que 751 foram encaminhados para contratação. Os mutirões do Primeiro Emprego já foram realizados nos Territórios de Identidade do Sisal (Serrinha), Litoral Sul (Ilhéus), Médio Rio de Contas (Jequié), Recôncavo (Santo Antônio de Jesus) e Metropolitano (Salvador). Em Serrinha mais de 330 jovens foram atendidos, e destes 152 foram encaminhados para contratação. Já em Ilhéus foram atendidos cerca de 350 participantes, oriundos dos cursos oferecidos no Território de Identidade Litoral Sul, com 85 encaminhados para contratação. Em Jequié, 230 candidatos participaram do mutirão envolvendo atualização cadastral, com 91 encaminhamentos para contratação. No município de Santo Antônio de Jesus, a ação envolveu 515 egressos, sendo que 161 foram encaminhados diretamente para contratação. Em Salvador, na última quarta-feira foram atendidas 280 pessoas, sendo 137 encaminhadas para o mundo do trabalho. 
                                                         
A técnica em Administração Diana Silva, 18 anos, foi uma das primeiras atendidas nesta quarta (28). “Estou feliz e cheia de expectativa para o futuro. Eu sei que a estrada é longa, mas esse é o primeiro passo para conquistar tudo o que desejo. Para todos nós, eu tenho certeza que o sentimento é o mesmo. É muito bom receber esse apoio para iniciar nossas carreiras e ganharmos a confiança e a experiência que precisamos para nos tornamos os melhores profissionais que podemos ser”.
 
O mutirão é promovido pelas secretarias estaduais da Educação, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Administração (Saeb), Casa Civil e instituições parceiras, como a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf). “Estamos fazendo essa mobilização em vários territórios de Identidade para garantir que essas pessoas tenham acesso ao Programa Primeiro Emprego. Além disso, aproveitamos esse momento para atualizar os dados desses jovens para que possamos contatá-los rapidamente quando as vagas de trabalho aparecerem”, explicou o coordenador de políticas sociais da Casa Civil, Almerico Biondi. 
 
Os mutirões do Primeiro Emprego já foram realizados nos Territórios de Identidade do Sisal (Serrinha), Litoral Sul (Ilhéus), Médio Rio de Contas (Jequié) e Recôncavo (Santo Antônio de Jesus).
 
Seleção - Nos mutirões, os candidatos passam por um processo de verificação de dados e análise das notas obtidas durante todo o curso. Os egressos que tiverem as melhores notas são contratados com carteira de trabalho assinada e todos os direitos garantidos. O contrato tem duração de 24 meses no âmbito do Estado. 
 
A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo; já na rede estadual, o contemplado terá, além de salário mínimo, plano de saúde opcional (Planserv), alimentação, vale-transporte e processo formativo vinculado a sua área e ao serviço público.
 
Para realizar a atualização cadastral e se habilitar a ocupar uma possível vaga, o egresso precisa apresentar os seguintes documentos: carteira de trabalho, carteira de identidade (RG) e CPF. Já para efetivar a contratação, deve apresentar também a carteira de reservista, título de eleitor, último comprovante de votação, comprovante de residência, currículo atualizado, certificado de conclusão do curso ou diploma ou histórico escolar. 
 
Para os casados e/ou com filhos, será necessário apresentar ainda a certidão de casamento, certidão de nascimento do(s) filho(s), cartão de vacinação (dependentes com até cinco anos de idade), comprovante de escolaridade (dependentes após seis anos), conta bancária e duas fotos 3x4.
 
Primeiro Emprego - O Programa Primeiro Emprego é uma ação social de combate ao desemprego dos jovens, promovido pelo Governo do Estado, para inserir egressos e estudantes da Educação Profissional no mercado de trabalho, além de estimular uma maior dedicação na sala de aula, justamente por contemplar aqueles com melhores resultados. Mais informações podem ser encontradas no site do programa.
 
 

 

Notícias Relacionadas