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Secretaria debate aspectos sociais e emocionais nas práticas pedagógicas
Fotos: Suâmi Dias - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado promoveu, nesta quarta-feira (5), um debate sobre a formação integral do estudante, focando nos aspectos sociais e emocionais. No encontro, realizado no auditório da Secretaria, no Centro Administrativo (CAB), a diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, abordou como as novas práticas pedagógicas podem contribuir para que o aluno desenvolva o sentido de liderança, criatividade, pensamento crítico, capacidade de relacionamento e ética.
Anna Penido falou sobre o que chama de ‘uma nova visão para a Educação’. “Quando pensamos em Educação no século XXI, a gente percebe que não adianta oferecer apenas conhecimento. É fundamental que, também, possamos desenvolver habilidades e atitudes para que os estudantes tenham condição de aplicar aquilo que sabem para enfrentar os desafios, para resolver problemas, se realizar no âmbito pessoal e profissional”, afirmou, ao acrescentar que “por isso, é interessante que as escolas possam oferecer atividades práticas pedagógicas de forma integral, que não só desenvolvam capacidades intelectuais e acadêmicas, mas também as competências sociais, emocionais, culturais e físicas”, explicou.
A educadora destacou, ainda, que para que as habilidades socioemocionais sejam incorporadas ao ambiente escolar, é necessária uma mudança cultural, envolvendo toda a comunidade estudantil. “Se não houver, de fato, uma mudança nas posturas emocionais no ambiente da escola, nós não vamos sair do lugar”, disse. Ela pontuou também “que esta mudança deve estar focada no estudante, como participante ativo e com acesso a práticas mais inovadoras de ensino e aprendizagem, com o professor tendo a função de mediador neste processo”.
O subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo, destacou que a Secretaria tem fomentado, cada vez mais, projetos pedagógicos para promover o protagonismo estudantil. “A juventude precisa ser estimulada e, por isto, a Secretaria desenvolve uma série de projetos de Arte, Cultura, Esporte, Ciência, Empreendedorismo e Inovação, para incentivar a criatividade dos jovens, dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil”, afirmou.
O superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campelo, ressaltou a importância da iniciativa. “A ideia de trazer esse debate para a Secretaria é a necessidade de nos requalificarmos nas nossas relações. Precisamos restaurar nossa comunidade, repensando qual é a nossa real função como servidores, para que as escolas e estudantes se sintam cada vez mais acolhidos pela gente. Temos que ter uma mente livre para que os espaços sejam experimentados e não utilizados de uma forma padrão”, analisou.
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