Secretário afirma a arcebispo que diálogo com professores sempre esteve aberto

Em reunião nesta quinta-feira (10/05) com o arcebispo de Salvador, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, afirmou que o governo sempre esteve aberto ao diálogo com os professores. “Por parte do governo, nunca houve quebra de diálogo. O sindicato sempre teve as portas abertas dentro da secretaria”. O secretário disse, ainda, que considera bem-vinda a participação do arcebispo, assim como de representantes da sociedade, no sentido de contribuir para que os professores retornem às aulas, garantindo, assim, aos estudantes, o direito de aprender.

O secretário agradeceu ao arcebispo o apoio em contribuir para o fim da greve: “Nosso desejo é que as aulas sejam retomadas para que possamos implantar o calendário de reposição de aulas”. O secretário informou, ainda, que das 1.413 escolas da rede estadual, 600 escolas já estão com as aulas ocorrendo normalmente.

Na oportunidade, Barreto destacou que o Governo da Bahia já paga acima do piso nacional para todos os professores e que um profissional com licenciatura plena, em regime de 40 horas semanais, ingressa no Magistério com remuneração de R$ 2.177,51 (somando-se o vencimento básico à gratificação de regência). O Estado da Bahia tem um plano de carreira estruturado e a remuneração do professor é superior a de estados como Rio de Janeiro e São Paulo.