Secretário Osvaldo Barreto participa de Assembleia Itinerante em Angical

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, participa, nesta quinta-feira (18/9), às 14h, da Assembleia Itinerante de 2014 da União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob), no município de Angical. Desta vez, o evento terá como tema Educação, como garantidora do desenvolvimento social, econômico e cultural. Na ocasião, o secretário Osvaldo Barreto vai falar sobre as políticas públicas educacionais da rede estadual, que visam garantir aos alunos o direito de aprender.

Entre os investimentos realizados pela Secretaria da Educação na região Oeste, está o fortalecimento da Educação Profissional, que dispõe, entre outras unidades, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande, com mais de mil estudantes matriculados nos cursos técnicos de nível médio em Análises Clínicas, Enfermagem, Informática e Agropecuária. Localizado no município de Barreiras, o Centro atende, também, aos municípios de Angical, Baianópolis, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Mansidão, Riachão das Neves, São Desidério e Wanderley.

Outro destaque no Oeste da Bahia é o programa Todos pela Alfabetização (Topa), que já alfabetizou mais de 19.195 pessoas na região. Atualmente, o Topa beneficia 3.156 alfabetizandos na sétima etapa. O Topa é o maior programa de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos do País. A iniciativa, que já beneficiou mais de 1,3 milhão de pessoas na Bahia, assegura a inclusão educacional daqueles que não tiveram acesso à alfabetização na idade certa, incluindo povos indígenas, quilombolas, população carcerária, ciganos e pessoas com deficiência.