Topa realiza Diálogos Pedagógicos em Salvador

Começou nesta terça-feira (1/10), no Vila Mar Hotel, em Salvador, mais um encontro Diálogos Pedagógicos, realizado a cada etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa). O evento envolve coordenadores de turmas ligados às prefeituras e entidades do movimento social e sindical, cadastrados pelo programa no Sistema Brasil Alfabetizado (SBA).

O objetivo do encontro, que segue até quarta-feira (02/10), é dialogar com os coordenadores de turmas sobre o seu papel no Programa, refletir sobre o acompanhamento pedagógico realizado junto aos alfabetizadores, trabalhar a concepção do planejamento pedagógico na perspectiva conceitual (letramento) do programa e fazer uma reflexão sobre a evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Nossa expectativa é a de que os coordenadores possam conhecer bem o seu papel e sua atuação na comunidade na qual suas turmas estão inseridas. E, com isso, possam ter um compromisso maior com o Topa e, principalmente, com os alfabetizandos, que precisam desse trabalho”, diz Conceição Costa, coordenadora pedagógica do Topa.

O encontro é também um momento de conhecimento entre os trabalhos desenvolvidos por cada coordenador. “Podemos manter contatos com outros coordenadores, trocar experiências, informações e passar, também, nosso conhecimento”, diz Telma Santos de Jesus coordenadora de turma.

>> Conheça mais sobre o programa Todos pela Alfabetização (Topa)

“O professor é um verdadeiro aprendiz, aprendemos a aprender e aprendemos com os outros. Esse encontro é muito importante porque é um momento para tecer e trocar conhecimento”, revela a coordenadora de turma, Eloína Souza de Almeida. “Discutimos o nosso contexto social, o dos alfabetizadores, o dos alfabetizandos, contamos as nossas experiências e tudo isso é enriquecedor”, acrescenta.

O encontro Diálogos Pedagógicos já aconteceu, simultaneamente, com técnicos do setor pedagógico do Topa, na Diretoria Regional de Educação (Direc) 13, em Jequié, Direc 14, em Itapetinga  e Direc 24, em Caetité.