Trabalhos exitosos são socializados no 2º Seminário de Experiências do Pacto com Municípios pela Alfabetização

A socialização de relatos exitosos entre professores-alfabetizadores de municípios baianos foi a marca do 2º Seminário de Experiências do Pacto com Municípios pela Alfabetização, realizado nesta terça-feira (03/12), em Salvador, com a presença do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto. O evento, que segue até quarta-feira (04/12), tem o intuito de debater sobre os efeitos do projeto em sala de aula, e de que forma a iniciativa da Secretaria da Educação contribui para alfabetizar as crianças da rede pública até os oito anos de idade.

“O Pacto com Municípios pela Alfabetização significa a quebra de isolamento entre redes de ensino, representando um movimento pela melhoria da educação com destaque para o avanço da metodologia dos trabalhos em sala de aula, da valorização do educador e do respeito ao estudante”, ressaltou o secretário Osvaldo Barreto.

A coordenadora do Pacto com Municípios, Nadja Amado, destaca que o encontro de culminância dos trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano é importante para o planejamento das ações para 2014. “A participação dos professores que atuaram em sala de aula, de acordo com as orientações obtidas nas formações, possibilitou avaliar o impacto da política e avaliar os rumos para o próximo ano. Nosso objetivo foi debater e socializar tudo o que está sendo feito, e colher a opinião destas pessoas que estão na ponta”, disse.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Relatos exitosos – Alfabetizadora há 19 anos, Maione Valéria Aguiar, da Escola Municipal Suzana Maria Guimarães, do município de Brumado, conta que passou a trabalhar com o Pacto com Municípios pela Alfabetização em 2011, e, desde então, percebe o quanto a sua atuação como professora-alfabetizadora ganhou uma nova significação. “É um programa rico, que favorece a alfabetização com letramento, por meio de uma sequência didática que facilita o trabalho do educador no processo de ensino e de aprendizagem”, pontua.

A professora destaca, também, o uso de uma metodologia lúdica, com jogos, roda de conversa, cartazes, alfabeto-móvel e textos de diversos gêneros (como contos e história em quadrinhos), que proporcionam às crianças um encantamento em relação à sua aprendizagem. “Elas vivem na zona rural, e é na escola que elas têm a oportunidade de ter contato com o mundo letrado”.

A professora Simone Alves Silva, da Escola Municipal de Belo Campo, em Belo Campo, conta que a adaptação ao programa Pacto com Municípios pela Alfabetização foi “tranquila” porque sempre foi favorável à metodologia contextualizada. “O Pacto permite ampliar o repertório das crianças. Quando vi o material, me identifiquei de imediato, pois ele materializa tudo que eu acredito em termos de sequência didática, dentro de uma abrangência de conhecimentos que enriquece o aprendizado. É um sonho de todo professor ver seu aluno alfabetizado com letramento”, avalia.

Alfabetização com letramento – Lançado pela Secretaria da Educação do Estado, em 2011, o Pacto com Municípios pela Alfabetização conta com a adesão, até o momento, de 370 municípios, beneficiando mais de 143 mil estudantes, entre o 1º e o 3º ano do ensino fundamental, em todo o Estado. O programa permite, também, extinguir o isolamento entre as redes, ajudando a construir um sistema de Educação na Bahia, em regime de colaboração com municípios.

A estratégia do Pacto é unir esforços, recursos e conhecimento pedagógico para vencer o desafio de alfabetizar as crianças com letramento e, também, com matemática. Para isso, a Secretaria da Educação garante formação dos professores, acompanhamento e avaliação das ações do Pacto, assim como a produção e distribuição de material para professores e estudantes.