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Professores da rede estadual participam da II Formação dos Orientadores de Ensino Médio


Cerca de mil educadores da rede estadual de ensino estão reunidos, até 11 de junho, para a II Formação dos Orientadores de Ensino Médio. O encontro, que teve início nesta terça-feira (3/6), tem o objetivo de fornecer subsídios teórico-pedagógicos para os orientadores de estudo do Programa Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, visando à valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos em suas unidades. O evento acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT) e nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (Direc).

“Estamos muito animados porque a nossa previsão inicial era a de que os 988 orientadores de estudo que estão aqui, hoje, recebendo a segunda formação, iriam multiplicar as ações para 18 mil cursistas. No entanto, já obtivemos os dados de que serão 19.700, superando as nossas expectativas”, comemorou Valuza Saraiva, coordenadora do Pacto.

Com a coordenação dos formadores regionais, os orientadores de estudo estão discutindo temas como o cenário do percurso do Pacto nas unidades escolares, a proficiência do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie) e os Cadernos 1 e 2 do Ministério da Educação (MEC).

A coordenadora pedagógica Cristina Maria de Freitas Gomes, do Colégio Estadual Euricles de Matos (Rio Vermelho), enfatizou que os momentos de formação contribuem para o fortalecimento das ações das escolas, bem como favorecem uma maior aproximação entre a escola e a comunidade escolar. “Já agendamos para sábado (7/6), na unidade, um encontro com toda a comunidade escolar para uma revisitação do Projeto Político-Pedagógico (PPP), levando essa reflexão para pais, alunos, professores e funcionários”, contou.

A professora de língua portuguesa do Colégio Estadual Almirante Barroso (Paripe), Mirela Gonçalves Conceição, reforçou o quanto tem sido relevante a realização das formações. “A partir desses encontros, passamos a ser multiplicadores no ensino médio e a Atividade Complementar (AC) ganhou uma nova conotação, com discussões sobre temas pedagógicos diversos e significativos para a comunidade escolar”.

Pacto Ensino Médio – Realizado em parceria com o Ministério da Educação, no Estado, o Pacto reconhece a unidade escolar como local de formação. Além disso, a ideia é promover a valorização e ressignificação do Projeto Político-Pedagógico da escola e o espaço da Atividade Complementar (AC) como instrumentos do planejamento, execução e aprimoramento da prática docente.

 

 

 

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