Projeto Escolas Culturais é lançado com apresentações estudantis em Ipiaú

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Com muita música, teatro, dança, audiovisual e literatura foi lançado, nesta quinta-feira (07), o projeto Escolas Culturais no Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (CEI), no sul da Bahia, com a presença do governador Rui Costa, do secretário da Educação, Walter Pinheiro, da prefeita de Ipiaú, Maria das Graças, além de outros secretários estaduais. Esta foi a décima unidade escolar a receber o projeto, que faz parte do Programa Educar para Transformar, numa iniciativa conjunta das secretarias estaduais da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Casa Civil. O objetivo é promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida.

“A arte pode mudar a vida das pessoas e, nas escolas, em conjunto com as matérias tradicionais, potencializa o aprendizado dos estudantes. O Projeto Escolas Culturais tem esse objetivo: transformar a escola num ambiente de criação e criatividade, com teatro, música e cinema, não apenas para quem vive no ambiente escolar, mas para toda a comunidade”, afirmou Rui. O projeto já está em atividade nas cidades de Itabuna, Juazeiro, Gandu, Bom Jesus da Lapa, Itaberaba, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Guanambi e Seabra. Nesta primeira etapa, 85 escolas que possuem vocação para as atividades culturais vão abrigar a iniciativa.

Na ocasião, o secretário da Educação, Walter Pinheiro, destacou que "esta é uma mudança de perfil que estamos introduzindo na rede estadual, no que diz respeito a questões de novas ofertas, novos cursos e melhorias de infraestrutura, mas especialmente por associar essa estrutura tanto na formação das ciências como nas artes. Estamos pensando na caminhada futura de cada jovem, em como cada um se insere no mercado e na preparação dele para a vida", disse.

Pinheiro falou ainda sobre a relação que o projeto estabelece entre a escola e o traço cultural do território onde ela está inserida. "A escola não pode ser a mesma do passado, nem tampouco a escola com a mesmice para o futuro. Sacudir a escola é linkar essa escola à sua raiz. Fazer com que essa escola possa vibrar com as identidades locais e trilhar o caminho onde as raízes possam, cada vez mais, abrir numa região como esta. E é por isso que as Escolas Culturais estabelecem exatamente essa relação maravilhosa. A cultura vem para dentro da escola e a escola vai ao encontro do traço cultural que tem lá fora", afirmou.

A comunidade escolar preparou uma grande festa para receber o projeto. O grupo de percussão "Percutino" deu as boas vindas e, logo em seguida, todos participaram da roda de Capoeira e Maculelê da Associação Arte Modelo, do Mestre Buda e a apresentação da Fanfarra FAMUIP. Em seguida, todos apreciaram a exposição dos trabalhos dos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA), criados pelos estudantes participantes dos projetos de arte e cultura da rede estadual de ensino do território.

Como parte da programação, os estudantes e artistas local participaram de apresentações de música, dança, coral e recital de poesia. O padrinho do projeto, Caio Braga, que é ator e arte-educador, agradeceu o convite. "Obrigada por ser padrinho de algo que é tão importante para esta instituição, para esta comunidade e para este município. Este programa marcará de forma positiva esta escola. E eu, como sujeito que acredita forma transformadora da arte e da cultura na vida do ser humano, é que afirmo a importância desse projeto para nossa Ipiaú", comentou.

O estudante Sebastião Lucas Alves, 19, 1° ano, do Colégio Estadual de Ipiaú, apresentou a canção "A cada pensamento", que o levou à final do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), em 2017. "É muito bom que a minha cidade seja um polo de cultura e que as pessoas saibam que na escola pública existem vários talentos. É só ter a oportunidade, e eu sou um desses talentos", disse.

Felipe Lima, 16, 1° ano, foi escolhido como representante dos estudantes da unidade para falar sobre o projeto. O jovem agradeceu e parabenizou a iniciativa. "A cidade de Ipiaú é muito rica na linguagem cultural. Eu creio que esse projeto irá ajudar não só nós estudantes, mas toda a comunidade ipiauiense".

Já o diretor da CEI de Ipiaú, Thompson Bacelar, ressaltou que “através da arte, esses jovens ganham mais auto confiança. É uma oportunidade de aprendizado que vai além da sala de aula. São conhecimentos que eles levam para suas casas e, sem dúvida, continuarão presentes em suas vidas por muitos e muitos anos. A arte tem um potencial infinito".

Com o projeto, as unidades escolares passam a ter como foco o fortalecimento e a dinamização do ambiente escolar, visando potencializar os projetos estruturantes artístico-culturais que desenvolvem, além de fomentar atividades voltadas para o perfil da unidade. Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner; de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; e da Administração, Edelvino Góes, também acompanham a agenda de Rui em Ipiaú.