Plano Estadual de Educação

Plano Estadual de Educação


 

 

 

 

O Fórum Estadual de Educação (FEE-BA) entregou nesta segunda-feira (08/06), a minuta do projeto de lei do Plano Estadual de Educação, ao Secretario da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, durante reunião no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O documento é composto por 20 metas e 301 estratégias que buscam a melhoria da organização do sistema estadual de ensino e a qualidade da educação. Participaram do encontro, professores e gestores, além de entidades e organizações ligadas à educação.

 

 

 

 

 

 

 

 

O diretor-geral do IAT e presidente do Fórum Estadual de Educação, Nildon Pitombo relatou a importância da ampla participação de todos os segmentos educacionais. “Iniciamos o trabalho de construção deste documento em julho de 2013, quando fizemos as consultas com os especialistas e começamos a definir as metas e estratégias. Em seguida preparamos a primeira minuta do documento e realizamos audiências com diversos segmentos coletando sugestões e críticas. Considero que tivemos uma receptividade e uma participação muito significativa das entidades e órgãos”, explicou.

Para o Secretario da Educação, Osvaldo Barreto, este é um momento importante. “Hoje foi uma reunião histórica, onde o Fórum Estadual de Educação fez a entrega formal do plano que nos apresenta às metas para a melhorarmos a escola e a garantir aos estudantes o direito de aprender. Todos nós, gestores, professores, estudantes e família somos responsáveis por estas metas”, afirmou o secretário, lembrando que o documento será analisado e posteriormente enviado ao governador para que seja transformado em projeto de lei a ser encaminhado para a Assembleia Legislativa da Bahia.

“A partir do Plano Estadual já podemos considerar que estamos construindo um Sistema Estadual de Educação. A minha participação foi ouvir os vários grupos, considerando que precisávamos fazer e do que deveria constar no Plano. É um avanço muito grande para melhorarmos a educação em nosso Estado”, informou a professora Alda Pepe, do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Fórum Estadual de Educação - O Fórum Estadual de Educação tem como princípio a participação e o envolvimento amplo dos sistemas e de todas as instituições educativas, bem como da sociedade civil, na articulação, avaliação e colaboração com os sistemas de educação. Portanto, deve ser entendido como espaço de deliberação coletiva, amadurecimento institucional e cooperação.



O Plano Estadual de Educação, com as metas para ampliar o acesso e a qualidade da educação no Estado, foi discutido, na terça-feira (31/03), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, na reunião do Fórum Estadual da Educação da Bahia, com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, gestores públicos estaduais e municipais, representantes da APLB Sindicato, Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e Ministério Público.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
De acordo com o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, o Plano Nacional da Educação (PNE) é uma via de mudança na educação com a participação efetiva da sociedade.  “O PNE convoca a sociedade brasileira para mudança na educação e é a referência para fazermos um plano estadual simples, mas eficaz, com estratégias claras para que seja de conhecimento da sociedade”, afirmou o secretário, ressaltando que o Plano Nacional foi sancionado em junho do ano passado e apresenta 20 metas educacionais para os próximos 10 anos.
 
Os planos de educação devem ser implementados até junho de 2015 em todo o Brasil. Segundo o coordenador do Fórum Estadual da Educação, Nildon Pitombo, o Plano Estadual da Educação encontra-se na fase de conclusão dos diagnósticos. “Com a participação de 13 entidades, estamos avançando nos diagnósticos, no estudo das estratégias e, sobretudo, na correspondência das metas da Bahia em paralelo com as do Plano Nacional”.
 
Educação Profissional
Na reunião do fórum, foram destacados também os diagnósticos e estratégias para a educação profissional. “O PNE aponta para a expansão da educação profissional integrada ao ensino médio e à Educação de Jovens e Adultos. A grande questão agora é alinhar ainda mais a oferta de educação profissional com as demandas do desenvolvimento socioeconomico-ambiental da Bahia”, informou o Superintendente de Educação Profissional da Bahia, Almerico Lima.
 
Planos Municipais
Quanto aos planos municipais, 74 municípios baianos ainda não iniciaram o processo de implementação, mas o coordenador do Fórum, Nildon Pitombo, informa que “as instituições de ensino superior vão nos ajudar a acelerar o diagnóstico, a organização das escutas publicas e, consequentemente, a elaboração dos projetos de lei para as câmaras legislativas locais”.

 

 

Comentários

Notícias Relacionadas