Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, é um programa estruturante da Secretaria da Educação da Bahia que faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem, se constituindo em uma alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos que, prioritariamente, moram em localidades distantes (ou de difícil acesso) em relação a centros de ensino-aprendizagem onde não há oferta do Ensino Médio, além de atender a localidades que tenham deficiência em profissionais com formação especifica em determinadas áreas de ensino. O Programa prevê atendimento a todas as localidades dos municípios da circunscrição de 30 Diretorias Regionais de Educação - DIREC. Este curso tem carga horária total de 3.000 (três mil) horas/aula, distribuídas em 3 (três) anos, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Histórico

Em 2011 o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação, lançou o Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica[1] - EMITec, que se constitui em alternativa pedagógica para atender a  três vertentes desafiadoras da educação baiana: a extensão territorial constituída por 417 municípios, a carência de docentes habilitados em localidades longínquas e a  necessidade de articular o que acontece no mundo com os acontecimentos regionais e locais desses espaços, com o intuito de auxiliar na construção da cidadania, bem como atenuar as desigualdades socioculturais no nosso Estado.

Tais desafios,  vem tendo, na educação com intermediação tecnológica, um meio auxiliar de indiscutível eficácia. Acreditando nisso, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, traz o propósito de ir até onde o aluno está iniciando um programa que busca dinamizar e garantir o processo de formação e conclusão da etapa final da educação básica, de forma a atender as demandas da sociedade brasileira e do Plano Nacional de Educação (PNE 2001/2010).

Com o programa, regulamentado pela portaria nº 424/2011 publicada em D. O. de 21 de janeiro de 2011, jovens e adultos que, prioritariamente, moram em localidades distantes (ou de difícil acesso) em relação a centros de ensino-aprendizagem onde não há oferta do Ensino Médio e/ou estudantes de localidades com  número insuficiente em profissionais com formação especifica em determinadas áreas de ensino, foram oportunizados a  usufruir do Estado de Direito à Educação e dar continuidade aos estudos, ampliando a possibilidade de lutar por uma vaga no ambiente social de sua região e/ou território.

Pioneiro na região do nordeste, a qual amarga os piores índices do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -  o Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica está em consonância com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – DCNEM, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM, Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio, e o documento Princípios e Eixos da Educação na Bahia.