Projeto de Assessoramento à Reestruturação das Secretarias Municipais

O Projeto de Assessoramento à Reestruturação de Secretarias Municipais de Educação prima por assegurar o princípio da colaboração entre Estado e municípios para melhoria da Educação Básica, visando, sobretudo a melhoria do processo educacional. Trata-se de um projeto de apoio técnico aos municípios para repensar sua estrutura organizacional com foco na melhoria dos serviços prestados à comunidade escolar, por meio da formação dos sujeitos envolvidos na gestão da educação nas redes municipais de ensino.
Além das atividades presenciais, a implementação e acompanhamento da ação dar-se-á por meio do Ambiente Virtual de Comunicação e Aprendizagem, sitiado no endereço http://ead.educacao.ba.gov.br/proam/res

Geral

Contribuir com a reestruturação de Secretarias Municipais de Educação, por meio da formação dos sujeitos envolvidos na gestão da educação nas redes municipais de ensino, visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Específicos

• Sensibilizar os Grupos Colaborativos das Secretarias Municipais de Educação para a importância do processo de reestruturação do órgão gestor da educação municipal;
  • Problematizar, coletivamente, a organização da gestão interna das Secretarias Municipais de Educação, considerando as dimensões pedagógica, financeira, administrativa e política;
  • Contextualizar, colaborativamente, a gestão interna das Secretarias Municipais de Educação, evidenciando situações-problemas, desafios e possibilidades.
  • Fomentar a construção de uma proposta de (re)estruturação de Secretarias Municipais de Educação (organograma, regimento interno, memória).