Importância da educação foi tema de palestra e de pronunciamentos no 10º aniversário de escola do TCE-BA

Palavras-chave:
Fotos: Amanda chung
A apresentação da Camerata Opus Lúmen, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), e a palestra do jornalista especializado em Educação, Antônio Gois, marcaram a comemoração do 10º aniversário de criação da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), unidade de educação corporativa do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), na tarde desta quarta-feira (6). O evento foi realizado no auditório Conselheiro Lafayette Pondé e contou com as presenças de servidores do TCE/BA, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e de representantes da administração estadual, como a secretária da Educação do Estado da Bahia (SEC), Rowenna Brito.
 
Criada há 30 anos como escola de auditoria pelo conselheiro Adhemar Bento Gomes (já falecido), a ECPL passou a existir oficialmente a partir da promulgação da Lei Estadual n° 13.192/2014, em uma iniciativa da gestão do então presidente do TCE/BA, Inaldo Araújo, que na saudação inicial, como conselheiro da instituição, discorreu sobre a história da ECPL e agradeceu o presidente do TCE, Marcus Presídio, pelo apoio dado às iniciativas da escola, e a todos os servidores da unidade.
 
O presidente do Tribunal, conselheiro também pronunciou uma breve fala de apoio e de agradecimento: "Esta presidência não mede esforços em apoiar a Escola de Contas, pois entendemos que os seus compromissos estão alinhados com a visão moderna de controle externo preventivo e pedagógico, com foco no interesse público e no aprimoramento das políticas sociais. Muito me orgulha que a ECPL seja uma parceira na valorização dos nossos talentos, aproveitando os nossos servidores como instrutores internos. A capacitação dos nossos auditores, por exemplo, é realizada pelos nossos técnicos, em uma abordagem que garante a transmissão do conhecimento e troca de experiência direta e eficaz”.
 
A secretária da Educação do Estado, Rowena Brito, destacou o papel da ECPL. “A Escola de Contas do Tribunal de Contas forma internamente os profissionais do Tribunal de Contas, mas também ajuda o Estado na perspectiva de formar os quadros dirigentes das escolas, das secretarias do Estado. Então, é uma parceria entre Estado e o Tribunal de Contas na perspectiva de a gente poder garantir, cada vez mais, que o recurso público seja usado de forma adequada para garantir o direito das pessoas”. E definiu: “Esta agenda aqui é uma agenda de comemoração desses 10 anos da Escola de Contas. Tanto o presidente Marcus Presídio, como o conselheiro Inaldo Araújo têm se empenhado muito para a gente construir essa relação do Estado com o Tribunal de Contas para poder garantir, cada vez mais, o direito das pessoas”.
 
A secretária Rowena Brito ainda afirmou que está acontecendo uma transformação na Educação do Governo da Bahia e elogiou o palestrante Antônio Gois, observando que é um autor que dialoga muito com o que está sendo construído na Educação da Bahia. “Especialmente porque ele faz uma leitura do contexto histórico e das questões sociais e como isso impacta na aprendizagem e nas políticas públicas de educação. Então, o Estado tem a tarefa de tentar colocar todo mundo no mesmo lugar, sabendo que tem que olhar para essa condição, para esse contexto histórico e social de onde os nossos estudantes vêm. Ou seja, dando oportunidades, investindo em infraestrutura, em permanência, em bolsa presença, por exemplo”.
 
Participaram da celebração, entre outras autoridades, além dos conselheiros do TCE/BA, Marcus Presídio (presidente), Gildásio Penedo Filho (corregedor), Carolina Matos (presidente da Primeira Câmara), João Evilásio Bonfim (presidente da Segunda Câmara) e Inaldo da Paixão Santos Araújo (diretor da ECPL), os conselheiros do TCM, Mário Negromonte (vice-presidente) e Nelson Pellegrino (diretor da Escola de Contas). Também estiveram presentes o diretor executivo da União das Controladorias Internas do Estado da Bahia, Uesllei Maique dos Santos Oliveira, e o auditor-geral do estado da Bahia, Luís Augusto Peixoto Rocha.
 
Fonte: Ascom/TCE e Ascom/SEC

Notícias Relacionadas