Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Secretaria da Educação realiza seminário com especialistas do Norte e Nordeste para discutir o Pacto pela Educação na Bahia
Secretaria da Educação realiza seminário com especialistas do Norte e Nordeste para discutir o Pacto pela Educação na Bahia
Publicado em sex, 06/02/2015 - 12:15 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado promove, nesta sexta-feira (06/02), em Salvador, um seminário sobre o Pacto pela Educação na Bahia, programa proposto pelo Governador Rui Costa para melhorar a qualidade da educação na rede pública de ensino. Além de gestores da Secretaria, o seminário tem, como convidados, especialistas do Acre e Ceará, Estados do Norte e Nordeste que conseguiram elevar indicadores da educação básica, além de representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Instituo Inspirare.
Conhecer as estratégias adotadas pelo Acre e Ceará, segundo o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, vai contribuir para a construção do Pacto pela Educação na Bahia. “Estamos aprendendo com as experiências que deram certo em Estados do Norte e Nordeste para construirmos um programa que, efetivamente, melhore a qualidade da educação no nosso Estado, fazendo uma grande parceria com os municípios, universidades, empresariado, movimentos sociais, professores e, também, com as famílias”, afirmou.
Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
Binho Marques, secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), do Ministério da Educação, presente no seminário, compartilha os avanços e as ações implantadas no Acre e que têm contribuído para elevar os Índices de Educação Básica (Ideb) nas redes estadual e municipal. O gestor, governador eleito do Acre em 2007, e que também foi secretário de Educação no Estado, diz que a melhora da qualidade do ensino é um desafio de todos.
“Não tem outro caminho a não ser fazermos alianças para melhorar a educação. Os governos têm quatro anos, é pouco tempo. O resultado alcançado no Ceará e no Acre se deve ao fato de não termos inventado moda. Nós fomos buscar experiências e conhecimentos onde deram certo. Portanto, considero esse encontro inspirador. É um encontro não para copiar, mas um encontro para a troca de sugestões e para aprender. É importante, também, a participação da equipe que vai construir o Pacto pela Educação na Bahia”, afirmou.
Maurício Holanda Maia, secretário da Educação do Ceará, Estado que, também, tem conquistado bons resultados no Ideb, disse que começou o trabalho no interior, pelo município de Sobral e fala da importância desta união de esforços. “Essa iniciativa de reunir educadores de Estados que melhoraram a educação do Norte e Nordeste com gestores da Educação da Bahia e representantes de ONGs pode vir a enriquecer o Pacto pela Educação. Fiz essa experiência no Ceará e essa estratégia é, realmente, positiva para construir um Pacto que venha contribuir para alterar positivamente e melhorar a educação da Bahia”, afirma.
É também o que avalia Ana Penido, diretora do Instituto Inspirare, outra convidada do seminário. “Os pactos e grandes alianças são oportunidades para criar corresponsabilização com as diversas instâncias da sociedade para grandes desafios. A educação é um desses desafios, que requerem a atuação efetiva do Estado, incluindo outras instâncias além da Secretaria da Educação, mas também da sociedade civil que tem condições de colaborar com projetos e, também, com controle social, incluindo empresas, movimentos sociais e, principalmente, as famílias”.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Rede Colaborativa de Aprendizagens é lançada durante Encontro Estudantil 2024
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024
-
Instituições parceiras levam ações e serviços de cidadania ao Encontro Estudantil
-
Sarau do projeto TAL movimenta Encontro Estudantil com apresentações de diferentes produções textuais
-
Estado investe mais de R$ 1,8 bilhão em colégios estaduais e reduz 50% da evasão dos estudantes na Bahia
-
Grafite ganha destaque no encontro da rede estadual da Educação, em Salvador