Secretário assina convênio para fortalecer Escola de Dança da Funceb

O Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, e a diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Nehle Franke, assinaram acordo de cooperação técnica para intercâmbio e apoio técnico-científico, visando ao desenvolvimento de ações na área de expressão corporal, especificamente a dança na Escola de Dança da Funceb, para expansão da Educação Profissional gratuita e de qualidade no Estado da Bahia. A assinatura ocorreu no dia 16 de dezembro, no Largo Terreiro de Jesus, em Salvador, antes da apresentação do espetáculo Quebra Nozes pelo grupo de estudantes da escola.

“Esse acordo é uma conquista pela qual lutamos há anos e representa um avanço para a formação no campo da cultura”, afirmou Bete Rangel, diretora da Escola de Dança da Funceb. Ela explicou que “a escola, que é vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, agora, finalmente, passa a ser conveniada com a Secretaria da Educação do Estado”. A Escola de Dança da Funceb tem 27 anos e atualmente funciona no Centro Histórico, com cerca de 1.500 estudantes, a maioria oriunda da escola pública.

A parceria, segundo o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, vem fortalecer a escola pública e “contribuir para aprofundarmos e expandirmos as políticas culturais nas escolas”. O Secretário destacou os festivais que mobilizam anualmente mais de 1 milhão de estudantes da rede estadual, como o Face (Festival Anual da Canção Estudantil), o TAL (Tempos de Arte Literária) e o AVE (Artes Visuais Estudantis), ressaltando que  “as artes são fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes e também para transformar a escola em um espaço mais lúdico e melhor para se estudar e compartilhar experiências”.