Professores e estudantes destacam o fortalecimento pedagógico

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Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
A comunidade estudantil lotou o auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, em Salvador, nesta quarta-feira (8), para a aula inaugural da rede estadual de ensino. Os estudantes, professores e gestores comemoram as novidades anunciadas pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, para fortalecer a pedagogia da escola, por meio dos coordenadores pedagógicos. Outras ações também foram bastante festejadas como a parceria com a Google INC, melhorias de infraestrutura nas escolas, a implantação das Escolas Culturais e parceria com o Sebrae e o Senai/Cimatec voltados para a Educação Profissional.
 
O diretor da Escola Parque, Gidean Ribeiro, falou sobre o novo direcionamento pedagógico para o ano letivo. "A orientação do secretário Walter Pinheiro é focar no professor. Priorizá-lo é valorizar o aluno, que é o protagonista da ação pedagógica. O papel do gestor, por sua vez, é ressignificar o fazer pedagógico, junto à comunidade escolar. Para isso, teremos a figura do coordenador pedagógico, que faz toda a ponte entre professor, aluno, pais e comunidade em geral, dentro da prática pedagógica. O resultado será um aluno integral, capaz de transformar o seu meio e ser protagonista do projeto educacional que melhor defenda os seus anseios", acredita.
 
A vice-diretora da Escola Estadual Severino Vieira, Nívia Neves, também falou como este profissional pode contribuir para melhorar a educação. “É fundamental termos o coordenador pedagógico nas escolas. Ele é o elo de ligação entre o professor e a Educação; entre a família e a escola; entre o estudante e a escola. Ele é responsável, junto à comunidade escolar, pelo projeto pedagógico da escola. A presença dele vai contribuiu para um melhor andamento das atividades educacionais e, consequentemente, para aumentar o rendimento escolar do aluno”.
 
Mais empenho
Evelyn Bellas, estudante

Diante das novidades apresentadas, os estudantes se sentiram ainda mais motivados para se envolver nos projetos pedagógicos das escolas. É o caso de Breno Barbosa, 16, Diego Silva, 15, e Hugo Xavier, 15, todos da 8ª série da Escola Professora Candolina, no bairro de Pau Miúdo, em Salvador. "Pretendo participar ainda mais dos projetos da escola, me destacar ainda mais, como aconteceu no ano passado, quando fiz bonito nos projetos do São João e da Consciência Negra", revelou Diego. "Este ano, quero fazer diferente e isto quer dizer mostrar a mim mesmo a minha capacidade de aprender, adquirir novos conhecimentos", contou Bruno. “Quero ser ainda mais dedicado aos estudos porque o conhecimento é tudo que podemos ter de melhor. Quando a gente busca o conhecimento, podemos ser protagonistas, somos mais respeitados", disse Hugo.

A estudante Evelyn Bellas, 16, 3° ano do Colégio Estadual Teixeira de Freitas, ficou encantada com as apresentações e o protagonismo estudantil na aula inaugural. "A possibilidade de sermos ouvidos nos nossos desejos e a oportunidade de protagonizar os projetos artísticos e pedagógicos aos quais estamos envolvidos contribuem para aumentar o nosso interesse pela escola e a nossa autoestima”, disse a estudante.

A participação da família na vida escolar, outro ponto importante entre as mudanças propostas pelo governador, tem em dona Nilza da Silva um exemplo positivo. Presente na aula inaugural, a mãe de Sabrina Santana, aluna especial do Colégio Vitor Soares, na Ribeira, fez questão de ficar do início ao fim do evento: "Acho importante todos os pais e mães acompanharem os seus filhos na escola. Independente do filho da gente ser normal ou especial, temos que nos envolver com a vida deles, para que sejam ótimos alunos. Estou aqui hoje muito feliz. Está uma beleza a aula inaugural", declarou.
 
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